O que é um Poço Artesiano?

Caminhão da Santo Elias.

Entenda um pouco mais sobre um poço artesiano.

De maneira simples, podemos definir um poço artesiano como uma perfuração em diâmetro pequeno realizada no solo. Visando chegar à um aquífero que poderá fornecer água de qualidade e em grande volume, jorrando do solo naturalmente, porque sua própria pressão é suficiente para levá-la à superfície.

Porém, quando a pressão não é suficiente é instalado um equipamento para bombear o volume de água até a superfície, tornando-o em um poço semi-artesiano.

Após saber o que é um poço artesiano, podem surgir novas dúvidas em relação a função dos poços artesianos e como obter o seu:

 

  • Afinal, por que eu preciso de um poço artesiano?

Um poço artesiano é indicado para qualquer pessoa que tenha uma demanda por água em seu ambiente. Ele pode ser perfurado em residências, condomínios, chácaras, fazendas, indústrias, hospitais e qualquer tipo de empresa que necessite.

  • Como saber se preciso de um poço artesiano ou semi artesiano?

Os poços mais comuns são os semi-artesianos, pois na maioria dos casos, as condições do solo não permitem que a água jorre naturalmente. Em grande parte, são usadas bombas submersas que são muito eficientes.

Entretanto, tudo vai depender das condições geológicas da região e do aquífero onde será perfurado o poço, não é o perfurador que determina qual poço ele vai perfurar e se será artesiano ou semi-artesiano, quem determina essa parte é a própria natureza.

  • É necessário algum tipo de autorização para perfurar um poço artesiano?

Sim, para realizar a perfuração de um poço são necessárias aprovações em 3 etapas, são elas:

  • Parecer Técnico CETESB:

O Parecer técnico emitido pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), é necessário para avaliação de áreas com potencial de contaminação num raio de 500 metros de onde se pretende executar um poço.

  • Licença de Perfuração e EVI (Estudo de Viabilidade de Implantação)

Para executar a perfuração de um novo poço é necessária a autorização do Departamento de Águas do Município, mediante a apresentação do processo para protocolo, que inclui Anexo de Solicitação de Perfuração, EVI – Estudo que indica se é viável ou não a exploração da água no local.

Após o protocolo é realizada a análise e publicação do deferimento no Diário Oficial da região.

  • Outorga de Uso

De acordo com os fundamentos da Lei 9.433 de 08 de janeiro de 1997, “a água é um bem de domínio público” (águas superficiais e subterrâneas), portanto toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle.

Quando existe a necessidade de uso de águas superficiais ou subterrâneas será necessário solicitar autorização, concessão ou licença (outorga) ao Poder público.

Após entender o que é um poço artesiano, saber sua função e conhecer o processo que deve ser feito para autorizar a sua perfuração, fica clara a necessidade de uma empresa especializada para realizar o seu projeto.

Para garantir um projeto 100% aprovado e dentro das normas ABNT, entre em contato com a Santo Elias, empresa especializada e referência em perfuração, monitoramento e manutenção de poços artesianos, você também pode conhecer sobre o nosso serviço exclusivo GESA.

 

Santo Elias Poços Artesianos

0800-770-3535 / (11) 3935-3535

Rua Engenheiro José Pastore, 216 – Limão – São Paulo/SP