SANTO ELIAS

Frota de caminhões da empresa Santo Elias

Poços de Monitoramento

Os poços de monitoramento são perfurados e instalados pela Santo Elias em diversas situações, feitas as pesquisas necessárias através de consultorias especializadas tais como:

  • Avaliação preliminar do nível de água, contaminação e profundidade.
  • Avaliação confirmatória, quando já se sabe os níveis de água.
  •  Contaminação feita na avaliação preliminar, e com isso, o poço pode ser instalado em maiores profundidades. Podendo também ser conhecidos como poços multiníveis.

Os poços multiníveis têm a mesma função de poços de monitoramento, porém são capazes de monitorar diferentes estratos isoladamente, de acordo com os objetivos do trabalho a ser realizado.
 Os poços de monitoramento são perfurados em áreas contaminadas ou não, para obtenção de amostras das águas subterrâneas e informações hidrogeológicas.
O objetivo é fornecer acesso controlado às águas do aquífero freático, em áreas industriais ou comerciais para monitoramento da qualidade das águas subterrâneas.

Homem arrumando equipamentos dentro de uma van.
Amostra de água sendo armazenado numa garrafa de vidro.

A localização estratégica e a construção racional dos poços de monitoramento, aliadas a métodos eficientes de coleta, acondicionamento e análise de amostras, permitem resultados bastante precisos sobre a influência do método de disposição dos resíduos, na qualidade da água subterrânea.

Executamos poços de monitoramento simples e multinível (poços de montante e poços de jusante) em conformidade com todas as normas da ABNT e dos órgãos ambientais CETESB (São Paulo) e em qualquer profundidade e diâmetro indicado pelo estudo inicial.
Caso necessário, a consultoria pode solicitar o uso de um turbidímetro de campo, para atestar a qualidade da instalação e desenvolvimento do poço.

Todo projeto deve ser acompanhado por um responsável técnico, e para tanto temos em nossa equipe geólogos com anos de experiência na área, altamente qualificados para prover todos os relatórios necessários, exigidos pelos órgãos estaduais de fiscalização.